Musse ou Mousse?

A França é a mãe dos musses, daqueles de consistência quase mágica e sabor de nuvem. Existem muitas teorias e histórias da origem da palavra mousse. Uma das mais interessantes conta que na Roma antiga, existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa.

Em francês, a palavra se transformou em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce aerado preparado na Inglaterra. Mousse na França ou musse no bom português, significa algo leve e espumoso, porém com textura estável.

Podemos preparar musses a partir de praticamente todos os ingredientes; quer sejam eles doces ou salgados. Basta acrescentar claras batidas em neve ou creme de leite batido. A musse é um prato leve e pode ser servido tanto como entrada, no caso das musses salgadas, como uma deliciosa sobremesa. Em qualquer que seja a situação, lembre-se de que é servida sempre fria!

Ah, e quando você for preparar a musse, não esqueça de dar uma atenção especial à apresentação do prato. O paladar é bastante estimulados pelos olhos e pela elegância.

Nenhum comentário: