Bolo Engorda Marido

Há umas três décadas atrás, quando a mulher nordestina era exclusivamente de prendas domésticas, além de cuidar da família, quase sempre numerosas, procurava, dentro de suas possibilidades econômicas, enfeitar a mesa com pratos diferentes, guloseimas tentadoras, verdadeiros pecados de gula para o marido e os filhos. Desse tempo é esta receita de bolo engorda marido.

Aí vai uma receita de Bolo Engorda Marido adaptada aos dias de hoje, ou seja, à mulher que trabalha e precisa de praticidade na cozinha, para não deixar de ser um pouco "Amélia".

Ingredientes
1 litro de leite
4 ovos
2 ½ xícaras de açúcar
3 xícaras de trigo
2 colher de sopa de margarina
½ pacote de queijo parmesão ralado
1 pitada de sal

Modo de fazer
Bate tudo no liquidificador e despeja a massa sobre uma forma untada e enfarinhada.
Leve ao forno médio pré-aquecido por 45 minutos. Desenforme e sirva!!!!

Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate


Ingredientes
4 ovos
1 xícara (chá) de óleo
3 ou 4 cenouras
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

No copo do liquidificador, coloque os ovos, as cenouras raladas e o óleo. Bata e reserve. Em um recipiente, coloque a farinha, o açúcar e a mistura reservada. Mexa para se agregarem. Coloque em uma assadeira retangular, untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido 200°C por 30 minutos. Retire do forno e regue com calda


Calda de Chocolate
5 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de leite

Em uma panela, coloque açúcar, chocolate em pó, manteiga e leite. Mexa. Deixe ferver.

Sugestão: Se quiser, use ganache para cobertura (300g de chocolate meio amargo derretido em banho maria e 1 caixinha que creme de leite acrescido fora do fogo)

Curiosidades do Maracujá


O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo. Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5), contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo.

A vitamina C é importantíssima ao organismo, porque dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

As vitaminas do Complexo B tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.

Cálcio e Fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, constituição muscular e transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o Ferro contribui para a boa formação do sangue.

Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.

Na hora da compra, escolha os de casca brilhante, lisa e firme, sem rachaduras ou manchas. Ela está maduro, bom para consumo imediato, quando cede à pressão dos dedos sem, contudo, romper a casca.

O maracujá maduro pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas. Quando verde, no entanto, deve ser guardado em lugar fresco e seco.

Seu período de safra vai de janeiro a julho.

Torta Musse de Maracujá



Massa
4 pacotes de biscoito de chocolate sem recheio triturado
1 xícara de margarina
¼ xícara de água.

Sove a massa até desgrudar das mãos e forre em uma forma redonda de fundo falso. Leve para geladeira enquanto prepara o recheio.

1º. Creme
1 lata de leite condensado
mesma medida de suco de maracujá
2 colheres de sopa de maisena
4 gemas
1 pacote de gelatina incolor sem sabor dissolvida.

Bate tudo no liquidificador e leva ao fogo até engrossar. Depois retirar do fogo, acrescente a gelatina sem sabor. Despeje sobre a massa e leve para gelar.

2º. Creme
4 claras
1 lata de creme de leite
6 colheres de açúcar refinado ou glacê
1 pacote de gelatina incolor sem sabor dissolvida.

Bate as claras em neve. Acrescenta o açúcar. Depois acrescenta o creme de leite e bate novamente.
Depois de batido, acrescenta a gelatina e mexe.

Despeje sobre o recheio e leve para gelar até endurecer.

Geléia de Brilho
2 xícaras de suco de maracujá
1 xícara de açúcar refinado
1 colher de sopa de maisena
2 colheres de sopa de margarina

Leve o maracujá, açúcar e maisena ao fogo até engrossar. Depois acrescenta a margarina e mexe para misturar.

Despeje sobre o creme, decore com sementes de maracujá. Sirva gelado.

Musse ou Mousse?

A França é a mãe dos musses, daqueles de consistência quase mágica e sabor de nuvem. Existem muitas teorias e histórias da origem da palavra mousse. Uma das mais interessantes conta que na Roma antiga, existia uma mistura de mel com vinho chamada de muslum. Com as modificações do latim, a palavra transformou-se em mulsa.

Em francês, a palavra se transformou em mousse e, por volta do século 19, foi o nome dado a um doce aerado preparado na Inglaterra. Mousse na França ou musse no bom português, significa algo leve e espumoso, porém com textura estável.

Podemos preparar musses a partir de praticamente todos os ingredientes; quer sejam eles doces ou salgados. Basta acrescentar claras batidas em neve ou creme de leite batido. A musse é um prato leve e pode ser servido tanto como entrada, no caso das musses salgadas, como uma deliciosa sobremesa. Em qualquer que seja a situação, lembre-se de que é servida sempre fria!

Ah, e quando você for preparar a musse, não esqueça de dar uma atenção especial à apresentação do prato. O paladar é bastante estimulados pelos olhos e pela elegância.

Mousse de Chocolate com Creme de Maracujá


Ingredientes do Mousse de Maracujá

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro)
1 lata (a mesma medida) de suco de maracujá
Sementes de maracujá (para decorar)

Mousse de Chocolate

3 claras
2 colheres (sopa) de açúcar
200g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite (sem soro)

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes da mousse de maracujá no liquidificador e leve para gelar. Bata as claras em ponto de neve, acrescente o açúcar, reserve. Derreta o chocolate, junto com o creme de leite, reserve. Misture delicadamente os dois cremes, se desejar acrescente uma dose de conhaque. Leve para gelar.


Montagem

Coloque primeiro o mousse de chocolate. Depois de gelado, despeje delicadamente o mousse de maracujá.
Decore com sementes de maracujá, chantilly, chocolate e cerejas frescas.

Bolo de Rolo

O Bolo de Rolo é um doce típico de Pernambuco. É uma massa feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Esta massa é enrolada em uma camada de goiabada, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.



Ingredientes
6 ovos
300g de margarina
300g de açúcar
300g de trigo
Gotas de baunilha

Modo de fazer
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas, a margarina e o açúcar até formar um creme branco. Acrescente o trigo e a baunilha e bata novamente. Junte as claras e mexa levemente.
Despeje a massa sobre três formas untadas próprias para bolo de rolo. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 10 minutos.
Desenforme, cada massa da forma, ainda quente, sobre um pano limpo polvilhado com açúcar. Enrole com ajuda do pano.

Recheie com creme de goiaba ou outro de preferência.

Creme de Goiaba

Ingredientes
300g de goiabada
1 xícara de água
Modo de fazer
Bata no liquidificador e leve ao fogo para ferver.

Decore o bolo de rolo polvilhando o açúcar refinado.

Claras de Ovo e Saúde

De fácil digestão, as claras de ovos são o alimento da moda para os adoradores da malhação, ávidos por esculpir músculos.

Ovos são valiosas fontes de proteínas. Mais de 50% da vitamina B2 do ovo estão na clara. De fácil digestão, as claras se transformaram em alimento da moda para os adoradores da malhação, ávidos por desenvolver músculos. A escolha da clara não é por acaso. Nela, estão todos os aminoácidos essenciais e não-essenciais, além das vitaminas no complexo B e 12 minerais, como zinco e manganês.

Além de ser uma fonte barata de proteínas, a clara tem uma boa biodisponibilidade, ou seja, o organismo consegue absorver com facilidade seus nutrientes.

Pudim de Claras


Depois de fazer o Quindão, o que fazer com as claras?
Experimente esta receita de Pudim de Claras!
Está testada e aprovada!

Ingredientes
12 Claras
24 Colheres de sopa de açúcar
Raspa de limão, ou ameixa, ou nozes, ou 3 gotas de essência de baunilha
2 xícaras de chá de açúcar para caramelizar

Modo de Fazer
Caramelize a forma. Bata as claras em neve, coloque as colheres de açúcar aos poucos na clara já batida e mexer até chegar no ponto de uma massa de pudim comum. Acrescentar as raspas de limão ou as nozes ou a ameixa ou as gotas de baunilha. Colocar a massa na forma caramelizada, tampar a forma e deixar no fogo alto dentro de uma panela com água tampada por 15 minutos. Depois de pronto, deixe o pudim esfriar dentro da panela tampada. Desenforme e aproveite!

Torta Floresta Negra


Massa

100g de chocolate
02 xícaras de açúcar refinado
03 xícaras de trigo
01 colher de sopa de fermento
04 ovos
250g de margarina
01 xícara de leite.

Leve ao fogo a margarina, o leite o chocolate até ferver.

Bata as claras em neve. Junte as gemas, açúcar, trigo e o fermento e bata mais. Acrescente aos poucos a mistura quente da panela e bata devagar.

Unte com margarina duas formas redondas de 30 cm e despeje a massa sobre elas. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.

Recheio

Chantilly e cerejas picadas

Cobertura de Marshmallow

04 claras
04 xicaras de açúcar confeiteiro
Suco de 01 limão.

Leve ao fogo o açúcar e as claras para esquentar. Depois, despeje na batedeira e bata até ficar firme. Depois, junte o suco de 01 limão e bata novamente.

Monte a torta com o recheio e a cobertura e decore com raspas de chocolate e cereja.


Origem do Quindim

Apesar do nome (palavra de origem africana que significa dengo, encanto) este doce é de origem portuguesa.
Chama-se Quindim Brasileiro por causa da utilização do côco.
É uma ótima sobremesa para acompanhar com o café.
Modo típico de apresentação: inteiro ou por unidade

Quindão


Ingredientes

30 gemas caipiras peneiradas
250 ml de leite
500 g de açúcar refinado
150 g de coco ralado fresco
suco de 1/2 limão
1 pitada de sal
manteiga para untar e açúcar para polvilhar a forma

Modo de Preparo
Numa tigela coloque as gemas, o leite, o açúcar, o coco, o suco de limão e o sal.
Misture bem com o auxílio de uma colher de pau.

Transfira a mistura para uma fôrma de pudim (24 cm de diâmetro X 6 cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve para assar em banho-maria em forno alto (250º C) por +/- 1 hora e meia. Podem ser usadas forminhas pequenas para fazer porções individuais.

Desenforme ainda quente.

Dica: para desenformar o quindim depois de frio, coloque a forma dentro de uma outra com água quente e deixe-a repousando por +/- 2 minutos.

Tabela de Pesos e Medidas

Muitas vezes as receitas enviadas pelos leitores usam padrões diferentes. Seria muito mais fácil para aqueles cozinheiros de fim de semana usar medidas do tipo "1 xícara de leite" ao invés de "240 ml de leite". Esta seção apresenta quais são os equivalentes domésticos das medidas que exigem uso de utensílios específicos.

Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.)

1 xícara = 240 ml
1/2 xícara = 120 ml
1/3 xícara = 80 ml
1/4 de xícara = 60 ml
1 colher (sopa) = 15 ml
1 colher (chá) = 5 ml

Chocolate em pó (cacau em pó)

1 xícara = 90 g
1/2 xícara = 45 g
1/3 xícara = 30 g
1/4 de xícara = 20 g
1 colher (sopa) = 6 g

Manteiga (margarina e gordura vegetal)

1 xícara = 200 g
1/2 xícara = 100 g
1/3 xícara = 65 g
1 colher (sopa) = 15 g

Açúcar

1 xícara = 180 g
1/2 xícara = 90 g
1/3 xícara = 60 g
1/4 de xícara = 45 g
1 colher (sopa) = 12 g

Farinha de trigo

1 xícara = 120 g
1/2 xícara = 60 g
1/3 xícara = 40 g
1/4 de xícara = 30 g
1 colher (sopa) = 7.5 g